Kiki Afonso
- Kiki Afonso, jogador profissional de Futebol encontra-se na presente época a representar o FC Vizela na primeira liga portugesa. Kiki conta com duas subidas de divisão consecutivas pelo FC Vizela trazendo o clube de volta á primeira liga, e ainda sendo uma aposta regular garantindo ainda a sua manutenção na época passada.
- Kiki conta com passagens pelo Belenenses, Feirense, Atlético de Portugal, Gil Vicente, Felgueiras, Olhanense, Rio Ave e ainda nas camadas jovens do FC Porto, Rio Ave e FC Marinhas.
O Kiki é um atleta profissional do Norte que começou no clube da Terra e fez o seu caminho até se tornar jogador profissional e um exemplo para muitos jovens, como tal fomos perguntar a sua opinião sobre a Mini Academia.
1 – Kiki qual é a tua opinião sobre a Mini Academia? E como é que ficaste a conhecer este conceito?
Penso que este é um novo conceito muito interessante pelo facto de serem praticadas várias modalidades numa idade jovem sem competições ou pressões, eu próprio sempre pratiquei vários desportos antes de iniciar a minha formação no FC Marinhas e mesmo depois de me mudar para o FC Porto sempre pratiquei desportos como o basquetebol, voleibol tanto na escola como com os amigos/primos que me ajudaram na minha carreira como jogador de Futebol, aliás tenho em casa um campo de Voleibol de Praia.
O facto de jogar na rua em contextos sem regras onde o futebol, basquetebol, voleibol e outros jogos são jogados apenas pela diversão também teve grande influência na minha carreira, pois a minha paixão pelo Futebol é inegável mas o meu gosto pelo desporto é também muito grande e sempre que posso pratico outros desportos como ténis, surf, entre outros.
2 – Como é que a prática de outros desportos te ajudou na tua carreira futebolística?
O facto de ter praticado outros desportos ajudou-me a ser mais versátil bem como a desempenhar outras posições no campo quando o treinador tem outras ideias ou em prol da equipa, esta versatilidade permite-me ajudar a equipa e a ler movimentos de adversários, por exemplo com o basquetebol aprendi a ler os apoios dos jogadores o que me ajuda nas tarefas defensivas, bem como nos lançamentos longos que podem criar perigo dentro da área adversária diretamente dos meus lançamentos, com o voleibol também penso que me ajuda na minha impulsão, principalmente ao atacar a bola no ponto mais alto para ganhar duelos aéreos, e ainda na reação á segunda bola ou ressalto.
3 – Pensas que este novo conceito pode ter impacto na vida destas crianças?
Acredito que o conceito está muito bem desenhado, oferencendo estímulos ás crianças nesta idade tão precoce que considero muito importantes como respeitar o seu tempo de crescimento sem pressões ou
competições prematuras, o facto de ser feita uma introdução á língua inglesa é também muito importante cada vez mais, não só no futebol mas como em todos os trabalhos e ainda a inclusão do conceito de “Brincar na Rua” onde são realizados jogos tradicionais que costumavam ser jogados na rua.
Além dos óbvios benefícios motores que o programa traz para estas crianças numa sociedade cada vez mais dependente das novas tecnologias, permite-lhes experimentar e desenvolver várias técnicas que
são transversais a vários desportos criando uma base forte para um futuro no desporto tanto nestas modalidades bem como noutras.
Acima de tudo permite ás crianças vivenciar/experimentar o desporto no seu estado mais puro apenas pela diversão deste, e da alegria de ser jogado com os amigos num ambiente onde a diversão
é a prioridade, e desta forma formar adultos ativos sejam estes profissionais no mundo do desporto ou não, mas tendo uma vida mais ativa e saudável.
Experimente com o seu filho sem qualquer compromisso.
Marca já a tua sessão experimental no nosso website ou por telefone 935359807 ou email: geral@miniacademia.pt