Close

Qual a idade para iniciar a prática desportiva?

Durante anos este é um tópico bastante discutido entre especialistas, sendo que muitos defendem a prática desportiva desde o nascimento. Temos de ter cuidado com a definição de prática desportiva pois esta não é o mesmo que exercício físico, sendo que o exercício físico é algo sistemático com um objectivo estético, de competição ou saúde.

Já a prática desportiva são atividades integradas em estruturas organizadas, que têm como objectivo o melhor conhecimento do ser humano e o aperfeiçoamento das suas potencialidades.

Posto isto, quanto mais cedo se inicia esta prática, maior ampliação do acerto motor, aptidões físicas, coordenativas e psicossociais. Uma criança com hábitos de prática desportiva desde cedo têm menos tendência a acumular células de gordura na vida adulta. Esta prática deverá ser focada no lado lúdico e diversão, pois colocar crianças em torneios sem ainda a maturidade de suportar competição e a frustração de perder pode desencorajar estas.

Quais as atividades/desportos para começar a prática desportiva?

A maioria dos especialistas defende uma prática variada de atividades lúdicas com vista ao desenvolvimento motor da criança. Quanto maior for o número de atividades e diferentes padrões motores maior será o reportório motor da criança e maior a sua capacidade de escolher o seu desporto favorito baseada na experiência, esta prática variada reduz também o bloqueio motor que vemos por vezes em atletas que apenas praticam determinada modalidade.

Respeitar o tempo da criança é também muito importante mas o que é que isto significa?

Respeitar o tempo da criança não quer dizer remover o estímulo, mas sim respeitar o seu tempo de crescimento, ou seja, muitas crianças quando iniciam a sua prática desportiva não realizam todas as tarefas e o seu tempo de atenção é bastante reduzido, vagueando até. No entanto a criança continua presente ao estímulo e com o tempo esta começa a mostrar cada vez mais interesse pela prática desportiva, mas se o estímulo for retirado pensando que a criança não tem interesse ainda pelo desporto como esperamos que este se desenvolva se não houver estímulo?

Todas as crianças aprendem a ler e a escrever numa semana? Dizer que uma criança ao realizar atividades lúdicas com outras num contexto sem competição, focando apenas na diversão, não será o mesmo que dizer que a criança não gosta de brincar?

Talvez esta esteja envergonhada, não saber como reagir ao sair da sua zona de conforto ou como interagir num ambiente estranho com outras crianças ou ocupada a explorar um espaço novo mas dizermos que esta não gosto de desporto ou não tem interesse na prática desportiva é uma afirmação no mínimo perigosa.

O vaguear, birra, falta de interesse, choro, falta de atenção/foco são todas parte do crescimento e cada criança tem o seu ritmo, agora se o estímulo pela prática desportiva não estiver lá como esperamos que as nossas crianças tenham a oportunidade de desenvolver este gosto? Não seria como apresentar-lhes um livro e esperar que estas o consigam ler sem antes ensinar o alfabeto?

pt_PT