Close

7 Passos Para Ajudares A Tua Criança A Lidar Com A Mudança

 

Crianças durante a idade pré-escolar por vezes não lidam bem com a mudança, estas são demasiado pequenas para perceber o que se passa, ou para ter algum controlo sobre a situação e até ser incapazes de exprimir os seus sentimentos.

 

Seja mudanças na dinâmica familiar, a chegada de um irmão, mudar de casa ou escola, aqui ficam algumas dicas para os ajudar numa transição mais suave:

 

1 – Quando sabemos que uma mudança irá acontecer deixa o teu pequeno saber que num futuro próximo algo irá acontecer, falando e explicando com ele para que este se vá habituando. O tempo aqui é importante, ou seja, falar da escola muitas semanas antes vai perder o seu efeito, e deverá ser feito uma ou duas semanas antes. 

 

Se a mudança for mudar de casa/escola, se possível passa pelo local e mostra a nova escola e mostra os bons aspetos desta como o recreio, brinquedos, etc. Se não for possível mostrar fotos ou vídeos.

 

2 – Deixa os teus filhos ter envolvimento nestas mudanças, por exemplo se mudares de casa deixa-o escolher o espelho do seu quarto ou se for para a escolha deixa-o escolher a mochila. Algo significante para a sua idade que os faz sentir incluídos nesta decisão.

 

3 – Tenta manter a sua rotina o mais possível durante este processo de mudança, como a hora de comer e dormir e outras rotinas, por exemplo atividades desportivas. Isto fará com que se sintam seguros e que fiquem mais estáveis para aceitar a mudança.

 

4 – Ter mais paciência em caso de mau comportamento, pois a mudança pode ser demasiado para que estes consigam lidar. No entanto, não abandonar as regras por muito tempo, pois as regras e limites fazem com que esta se sinta segura. A linha obviamente é a agressão, é normal estarmos chateados ou tristes mas nunca será permitido descarregar esta frustração noutros.

 

5 – Não faças suposições acerca dos sentimentos da tua criança. Em vez disso, observa as suas reações e se a criança for capaz de falar ouve o que esta tem a dizer. Cada criança reage diferente e poderá ser completamente diferente dos seus irmãos/primos, etc.

 

6 – Arranja tempo apenas para o teu filho. Durante este processo de mudança, por vezes não temos tanto tempo para as nossas crianças. Apesar de estas poderem estar quase sempre connosco não quer dizer que a nossa atenção esteja neles, por isso tempo para dedicares exclusivamente à tua criança é importante, e alguns mimos extra também durante este processo.


7 – Tira tempo para ti. Quando a mudança acontece por vezes focamo-nos apenas em ajudar a nossa criança, ou na mudança em si.
Pode parecer egoísta, mas se tu não estiveres bem não poderás ajudar a tua criança, arranja um familiar ou amigo que possa tomar conta da tua criança nem que seja só para uma caminhada e poderes contemplar o que se passa.

 

pt_PT