5 Passos para prepares o teu filho para a escola!!!
Está o teu filho preparado para a escola??? As coisas mais simples podem fazer a diferença.
O começo da escola primária é sempre um acontecimento importante na infância de uma criança, esta é uma época cheia de novidades, mudanças, novos amigos, desafios, o que pode criar ansiedade na criança e pais.
Aqui ficam alguns passos que podemos fazer para tornar esta adaptação mais fácil e assim um maior sucesso na vida escolar.
1 – Conversar sobre a escola e escutar o que a criança tem para dizer
Conversar com os nossos filhos sobre a escola num tom calmo é um dos passos mais importantes. Por exemplo explicar a rotina da escola, como quanto tempo são as aulas, sobre o que vão aprender, explicar o intervalo, quem vai levá-lo á escola e buscar, etc. Quanto mais familiar o processo for para a criança menos esta terá de lidar com todas as mudanças, ainda se possível antes de a escola começar passar na escola e mostrar esta á criança, mostrando as salas e onde será o intervalo.
É também muito importante ouvir as crianças e as suas perguntas, e não apenas ouvir por ouvir, pois normalmente as perguntas demonstram medos ou ansiedades que podem parecer insignificantes para nós mas temos de nos pôr no lugar da criança, pois estas ainda estão a aprender o modo de como tudo funciona.
2 – Ler e desenhar
Ler e desenhar é importante para criar familiaridade com os livros, além disso desenhar ensina valências de como manejar um lápis e ainda poderemos ensinar algumas letras. Apesar de as crianças ainda não conseguirem ler estas podem ficar interessadas com as imagens, e ainda observar adultos a ler e ouvir as suas histórias apresenta o livro como algo divertido e interessante.
3 – Ensine o seu filho a ser autónomo e responsável
Este é um dos passos mais importantes e mais paciência requer para ser atingido. Ensinar o seu filho a ser autónomo e mais responsável faz com que este se adapte mais facilmente á vida escolar.
Pequenas tarefas como deixá-los vestirem-se sozinhos, usar a lancheira em passeios em família onde a criança é responsável por guardar, abrir, fechar e voltar a guardar a sua própria lancheira. Ainda deixá-los fazer algumas tarefas sem supervisão enquanto os pais fazem outras tarefas promove a sua autonomia e responsabilidade (tarefas simples como arrumar os seus brinquedos). Estas ações irão promover a criança a estudar sozinha num futuro.
No entanto devemos também incentivar este a pedir ajuda sempre que precise, desta forma ele não terá a total responsabilidade/pressão de realizar tudo por si próprio. Este balanço com a autonomia demora tempo a desenvolver.
Um dos outros grandes passos é incentivar a criança a ficar longe dos pais por algumas horas, como ficar umas horas com os avós, ou passar uma tarde na casa de um amigo, isto faz com que a separação seja um processo normal e desenvolve a confiança de que os pais logo estarão de volta. Esta separação vai ajudar no momento do começo da escola onde a criança vai ter menos ansiedade de separação.
4 – Atividades Desportivas
A participação das crianças em atividades desportivas poderá fazer toda a diferença para que a criança tenha um bom começo na vida escolar.
Vários especialistas recomendam a participação das crianças nestas atividades onde o foco seja a parte lúdica e que estas experimentam uma variedade de atividades. Está comprovado que estas atividades promovem um maior sucesso escolar, pois uma criança que ouve o treinador e segue uma bola durante 10 minutos desenvolve disciplina para realizar tarefas pedidas pelo professor, esta desenvolve também a capacidade de ouvir o treinador apesar de todas as distrações o que pode ser passado para a sala de aula.
Atividades como aquelas apresentadas pela Mini Academia estimulam a criança nestes aspetos além de trabalhar outros aspetos como a ansiedade de separação, autonomia da criança, partilhar, cores, números, etc. Estes 45 minutos semanais poderão fazer toda a diferença para um bom começo escolar.
Experimente com o seu filho sem qualquer compromisso.
Marca já a tua sessão experimental no nosso website: www.miniacademia.pt ou por telefone ou email 935359807/ geral@miniacademia.pt
5 – Ensinar a partilhar e usar as “palvras mágicas”
Usar as palvras mágicas “obrigado”, “por favor” e “desculpe” o mais possível é um bom exemplo para as nossas crianças e incentivar estas a usá-las também, isto não quer dizer que obriguemos as crinaças a usar estas palavras mas sim explicar o porquê de usarmos estas e que elas demonstram respeito e empatia pelos outros.
Ainda partilhar é um conceito difícil para uma criança desta idade e portanto deve ser incentivado sempre que possível, por exemplo partilhar,brinquedos com amigos, primos, ou até partilhar comida.
Hábitos de higiene pessoal são também importantes de relembrar, como lavar as mãos e secar estas depois de usar a casa de banho.